Pular para o conteúdo principal

Avaliação 1 - Economia - Uniasselvi


1.Estudamos o surgimento do pensamento econômico e as diversas correntes de pensamento que se desenvolveram no decorrer da história da sociedade. Assim como as demais ciências classificadas como ciências sociais, o desenvolvimento da economia está intimamente ligado aos acontecimentos do mundo real, que, por sua vez, são dinâmicos, e estão relacionados com o processo de desenvolvimento da sociedade no contexto histórico. Assim, a partir do século XVI começaram a surgir algumas escolas que marcaram o pensamento econômico: Mercantilista, Fisiocrata, Clássica, Neoclássica, Keynesiana, Marxista etc. Cada uma dessas escolas tinha uma visão a respeito de como a economia deveria ser e contribuir para o crescimento/desenvolvimento da nação. Um ponto que diferencia estas escolas é como o Estado deve participar dos processos econômicos. Considerando essas informações, escreva uma redação com o tema: A PRESENÇA DO ESTADO NA ECONOMIA DURANTE A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO.
Resposta Esperada:
A questão da presença do Estado na economia recebeu diversas interpretações por parte dos estudiosos, que se dedicaram a estudar como os processos econômicos se desenvolviam nas sociedades. Ora os economistas defendiam a forte presença do Estado na economia, ora pregavam que a livre concorrência era o caminho ideal. A primeira escola abordada foi a Mercantilista, que pregava que o Estado deveria exercer forte influência sobre as questões econômicas, direcionando a economia da nação para o comércio, gerando a acumulação de metais preciosos. Mais tarde, a escola Fisiocrata, em oposição à Mercantilista, passou a defender que o Estado não deveria intervir. A escola Clássica, que tinha como expoentes Adam Smith, David Ricardo, Thomas Malthus e John Stuart Mill, manteve o pensamento dos Fisiocratas, pregando que a livre concorrência, ou seja, o equilíbrio, dar-se-ia sem a intervenção do Estado. O mesmo ocorreu com a escola Neoclássica, que, através de seus pensadores, buscou provar que os resultados de um mercado de livre concorrência (que estipulou como concorrência perfeita) são benéficos para a sociedade. Em oposição à escola neoclássica, surgiu o pensamento marxista, baseado na obra de Karl Marx ? O Capital (1867), que defendia, entre outras coisas, que toda a coordenação dos processos econômicos ? basicamente produção e circulação de mercadorias ? deveria estar sob a tutela do Estado. Mais à frente, surge uma vertente da escola neoclássica que foi a baseada no pensamento de John Maynard Keynes, denominada de Keynesiana. A sociedade ocidental vivia um momento de forte turbulência no campo econômico, que acabou por culminar no que ficou conhecido como a Grande Depressão de 1929. Com relação à intervenção do Estado na economia, a teoria de Keynes considerava fundamental que o Estado assumisse um papel ativo e decisivo na condução dos processos, promovendo o crescimento econômico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo entre Uniasselvi e Uninter. Qual a melhor?

Tanto a Uniasselvi quanto a Uninter são instituições de ensino a distância reconhecidas no Brasil, oferecendo uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. No entanto, existem algumas diferenças entre elas que podem ajudar na comparação: 1. Reconhecimento e credenciamento:   Ambas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem credenciamento para oferecer cursos de graduação e pós-graduação. É importante verificar se os cursos específicos que você está interessado possuem autorização e reconhecimento do MEC. 2. Estrutura e oferta de cursos:  A Uniasselvi é conhecida por sua estrutura de polos presenciais, que oferecem suporte aos estudantes e permitem a realização de atividades práticas. A Uninter também possui polos presenciais, mas a oferta de cursos online é mais abrangente. 3. Metodologia de ensino:  Ambas as instituições utilizam uma abordagem de ensino a distância, com materiais didáticos disponibilizados online,...

Avaliação Final (Objetiva) - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. "O conceito de Desenvolvimento Organizacional - DO - está relacionado com os conceitos de mudança adaptativa da organização, à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional" (CHIAVENATO, 2011, p. 345). Sobre o DO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O desenvolvimento organizacional é um esforço conjunto sempre apoiado pela alta direção. (    ) O surgimento dessa abordagem está vinculado às necessidades constantes e às contínuas mudanças que as organizações passam. (    ) Visa melhorar os processos de resolução de problemas organizacionais, sempre utilizando o método mais eficaz e colaborativo com relação à administração geral e à cultura organizacional. (    ) As mudanças organizacionais podem provocar o real efeito sobre as pessoas, conforme é esperado, sem ocasionar resistência em sua implementação. Assinale a...

Avaliação 2 - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos. (    ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas. (    ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro. (    ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:  a) F - V - F - V.  b) V - V - F - V.  c) V - F - V - F.  d) ...