Pular para o conteúdo principal

Avaliação 1 (Redação) - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi


1."A centralização enfatiza as relações escalares, isto é, a cadeira de comando. A organização é desenhada dentro da premissa de que o indivíduo no topo possui a mais alta autoridade e que a autoridade dos demais indivíduos é escalada para baixo, de acordo com a posição relativa no organograma. A cadeia escalar, ou cadeia de comando, está intimamente relacionada com a unidade de comando" (CHIAVENATO, 2011, p. 155). Sobre a centralização, princípio da hierarquia, cuja análise ocorre de cima para baixo, onde são tomadas as decisões pelos líderes, escreva uma redação com o tema: AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DA DECENTRALIZAÇÃO NO PROCESSO DECISÓRIO.

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Resposta Esperada:
As vantagens: as decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa. Os tomadores de decisão no topo são mais bem treinados e preparados do que os que estão em níveis mais baixos. As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais. A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz custos operacionais. As desvantagens: as decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias. Os tomadores de decisão no topo têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas. As linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demora e maior custo operacional. As decisões passam pela cadeia escalar, envolvendo pessoas intermediárias e possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo entre Uniasselvi e Uninter. Qual a melhor?

Tanto a Uniasselvi quanto a Uninter são instituições de ensino a distância reconhecidas no Brasil, oferecendo uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. No entanto, existem algumas diferenças entre elas que podem ajudar na comparação: 1. Reconhecimento e credenciamento:   Ambas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem credenciamento para oferecer cursos de graduação e pós-graduação. É importante verificar se os cursos específicos que você está interessado possuem autorização e reconhecimento do MEC. 2. Estrutura e oferta de cursos:  A Uniasselvi é conhecida por sua estrutura de polos presenciais, que oferecem suporte aos estudantes e permitem a realização de atividades práticas. A Uninter também possui polos presenciais, mas a oferta de cursos online é mais abrangente. 3. Metodologia de ensino:  Ambas as instituições utilizam uma abordagem de ensino a distância, com materiais didáticos disponibilizados online,...

Avaliação Final (Objetiva) - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. "O conceito de Desenvolvimento Organizacional - DO - está relacionado com os conceitos de mudança adaptativa da organização, à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional" (CHIAVENATO, 2011, p. 345). Sobre o DO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O desenvolvimento organizacional é um esforço conjunto sempre apoiado pela alta direção. (    ) O surgimento dessa abordagem está vinculado às necessidades constantes e às contínuas mudanças que as organizações passam. (    ) Visa melhorar os processos de resolução de problemas organizacionais, sempre utilizando o método mais eficaz e colaborativo com relação à administração geral e à cultura organizacional. (    ) As mudanças organizacionais podem provocar o real efeito sobre as pessoas, conforme é esperado, sem ocasionar resistência em sua implementação. Assinale a...

Avaliação 2 - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos. (    ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas. (    ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro. (    ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:  a) F - V - F - V.  b) V - V - F - V.  c) V - F - V - F.  d) ...