| 1. | John Dewey foi um destacado educador norte-americano, foi um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, analise as sentenças a seguir: I- John Dewey foi um dos formuladores do "escolanovismo". II- John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral. III- John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação. IV- John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista. Assinale a alternativa CORRETA: |
| a) | As sentenças I, II e III estão corretas. |
| b) | Somente a sentença I está correta. |
| c) | Somente a sentença IV está correta. |
d) | As sentenças I e II estão corretas. |
| 2. | A Reforma Protestante foi um movimento que representou uma divisão no interior da unidade religiosa-política da cristandade latina, representada pelo papado. Uma nova espiritualidade surgiu no seio da Europa ocidental. Com relação ao Movimento Cristão Reformado, analise as sentenças a seguir: I- Martinho Lutero e João Calvino foram os principais líderes do movimento. II- A tradução da Bíblia motivou a alfabetização dos países europeus protestantes. III- A heresia protestante não trouxe nenhum benefício para a alfabetização. IV- A Reforma Protestante foi um movimento religioso liderado pelos religiosos da Companhia de Jesus. Assinale a alternativa CORRETA: |
a) | As sentenças I e II estão corretas. |
| b) | As sentenças II e IV estão corretas. |
| c) | As sentenças I e III estão corretas. |
| d) | As sentenças II e III estão corretas. |
| 3. | Por Educação Realista compreende-se um período da "história educativa" do mundo ocidental. Mais notadamente, no século XVII, as utopias dos renascentistas são substituídas pelo realismo dos pedagogos seiscentistas. Sobre a Educação Realista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) João Amós Comenius pode ser considerado um pedagogo realista. ( ) Fenelon pode ser considerado um educador realista. ( ) Jean Piaget pode ser considerado um educador realista. ( ) Maria Montessori pode ser considerada uma educadora realista. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | F - F - V - F. |
| b) | F - V - F - V. |
c) | V - V - F - F. |
| d) | V - F - V - V. |
| 4. | Acreditar que a sociedade é uma instância que caminha para o progresso com a ciência e com os mecanismos do Estado faz parte de uma concepção chamada "Positivismo". Sobre as características do positivismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A pesquisa se organiza na tentativa de revelar leis gerais que dominam a natureza. ( ) Pesquisa de fatos concretos cuja verificação seja exclusivamente pela razão. ( ) A pesquisa positivista viabiliza a relação entre os saberes místicos e filosóficos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | F - F - V. |
| b) | V - F - V. |
| c) | F - V - V. |
d) | V - V - F. |
| 5. | O século XX foi marcado por inúmeras situações que colocaram em xeque o processo de desenvolvimento que se havia alcançado, entre elas encontram-se as guerras mundiais e as péssimas condições de vida das populações em determinadas regiões do mundo. As dificuldades também alcançaram as instâncias políticas e econômicas, em que diversas crises abalaram governos e sociedades inteiras. Nesse contexto, surgiram vários modelos de política e sociedades autoritários que tiveram também implicações para a educação. Sobre a educação nos países autoritários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os modelos de política e sociedade autoritários utilizaram de estratégias que restringiam o acesso às informações, em especial alterando as formas de ensinar e censurando conteúdos de disciplinas que possuíam potencial crítico-reflexivo diante da realidade. ( ) O modelo comunista de educação tinha como prioridade a ampliação de vagas no ensino básico, o que conseguiu melhorar os números de analfabetismo que eram registrados naqueles países. ( ) No que diz respeito ao Ensino Superior, em algumas universidades dos países, como Cuba e Rússia, os estudos e as pesquisas nas áreas médicas e da saúde decaíram e foram responsáveis por obstruir tratamentos e curas a doenças. ( ) Nos países fascistas, professores universitários fugiam de seus países de origem ou cometiam suicídio, a fim de não colaborar com o governo imoral que havia se instalado. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | F - F - V - F. |
| b) | V - F - V - F. |
| c) | F - V - F - V. |
d) | V - V - F - V. |
| 6. | A preocupação da filosofia da educação moderna residiu em que o processo educativo garantisse a formação do sujeito racional, autônomo e consciente, o que, por sua vez, foi forjado por meio de uma educação monológica, verticalizada e autoritária, que valorizava métodos e concepções teóricas frente à experiência e prática cotidiana. Assim, o filósofo Ghiraldelli Jr. (1999), afirma que a filosofia da educação consiste em uma aliança entre duas instâncias, um tipo de filosofia e um tipo de educação, respectivamente. Quais seriam essas duas instâncias? FONTE: GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é filosofia da educação: uma discussão metafilosófica. In.: GHIRALDELLI JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 7-87. |
| a) | Filosofia do ensino e educação tecnicista. |
b) | Filosofia do sujeito e educação humanista. |
| c) | Filosofia política e educação tradicional. |
| d) | Filosofia da mente e educação inatista. |
| 7. | Um dos processos de transformação do mundo ocidental durante a ruptura da Idade Média para a Idade Moderna foi o perene desenvolvimento de contatos entre os europeus e os povos americanos, africanos e asiáticos. Uma das razões apontadas seria a existência, no Sul de Portugal, de uma escola de navegadores, idealizada por D. Henrique (1394-1460), que incentivava o talento de bem-fazer, sendo um tipo de escola não formal. Como se chamava essa escola? |
| a) | Escola de Algarve. |
| b) | Escola da Ponte. |
| c) | Escola de Lagos. |
d) | Escola de Sagres. |
| 8. | A Contrarreforma surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria Igreja. A Igreja Católica se mobilizou para reconquistar seus fiéis e conseguir novos adeptos. Entre as medidas tomadas pela Igreja, com relação à Contrarreforma, analise as seguintes sentenças: I- O fim do Tribunal da Inquisição, formado por padres que julgavam as pessoas acusadas de heresia. II- A criação do Índex, que era uma lista de livros que a Igreja proibia que fossem publicados. III- A proibição da fundação de todo e qualquer tipo de seminário. IV- A criação da Companhia de Jesus, fundada no século XVI por Inácio de Loyola. Assinale a alternativa CORRETA: |
a) | As sentenças II e IV estão corretas. |
| b) | As sentenças I e III estão corretas. |
| c) | As sentenças I, III e IV estão corretas. |
| d) | As sentenças II, III e IV estão corretas. |
| 9. | A sensibilidade com a infância e a noção de que se deve investir tempo e habilidades no cuidado com as novas gerações é relativamente recente no homem ocidental, em geral inspirados pelas ideias iluministas. Qual teórico se caracterizou na formação dos Jardins da Infância? |
| a) | Piaget, ao se inspirar no livro "O Cândido", de Voltaire. |
b) | Froebel, ao se inspirar na obra "Emílio", de Rousseau. |
| c) | Las Casas, na sua leitura bíblica dos salmos e do livro do Gênesis, no qual é relatado o "Jardim do Éden". |
| d) | Freinet, ao se inspirar nos escritos de Immanuel Kant e sua crítica à racionalidade. |
| 10. | O processo de implantação das ideias iluministas, modernas, laicas e racionais não se deu de forma pacífica e de aceitação unânime, e formas de resistência podem ser registradas tanto em países católicos como em países protestantes. Entre as resistências e os impasses ao processo do laicismo, o romantismo e o niilismo foram marcas importantes no pensamento ocidental entre o século XVIII e XIX. Sobre essas resistências a laicização no pensamento ocidental, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Entre a resistência pode-se citar, no contexto católico, Dom Bosco e sua rede salesiana de ensino. ( ) O romantismo infla de valor o sentimento, os instintos, o desejo, entre outras dimensões humanas que tinham sido relegadas pela razão. ( ) O processo de secularização da sociedade enfrentou uma resistência que retoma o valor moral, tradicional e sagrado, supervalorizando os aspectos de fé e religiosos do humano. Essa resistência à secularização é chamada de niilismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | V - F - V. |
| b) | F - V - F. |
| c) | F - F - V. |
d) | V - V - F. |

a)
d)
Comentários
Postar um comentário