| 1. | Temos consciência que para ocorrer o processo de ensino-aprendizagem de qualidade, faz-se necessário o desenvolvimento profissional, a conhecida formação continuada de nossos profissionais da educação. Abdalla (1999 apud LIBÂNEO, 2012, p. 505) "em seu estudo sobre o desenvolvimento profissional do professor, analisa as relações entre trabalho docente e organização escolar e aponta quatro elementos nela interferentes: a gestão, o projeto político-pedagógico, a organização e a articulação profissional dos professores. Esses quatro elementos interferem no desenvolvimento profissional dos professores. A cultura é um processo de produção e acumulação de experiências e realizações no decurso do qual o ser humano se produz a si próprio, à medida que vai construindo um modo social de convivência". Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A organização escolar é formada pela cultura, por uma construção social dos membros formadores da escola, com todos os seus objetivos, crenças e desejos. PORQUE II- Percebe-se que a cultura influencia tanto no desenvolvimento profissional dos educadores positiva ou negativamente quanto pode também ser agente na construção da cultura organizacional da escola. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012. |
| a) | As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa da I. |
| b) | Tanto a asserção I como a asserção II são proposições falsas. |
c) | As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I. |
| d) | A asserção I é uma proposição verdadeira e a II falsa. |
| 2. | Para a construção das políticas públicas, além do diálogo que é primordial em qualquer processo de construção, necessitamos de etapas, as quais estão organizadas em quatro momentos. Dentre os quatro momentos, temos a formação de agenda. Com relação à formação de agenda, assinale a alternativa CORRETA: |
a) | A formação de agenda busca na organização encontrar quais os problemas que estão presentes na sociedade e verificar quais os valores necessários para sua execução. |
| b) | A formação da agenda determina os problemas a serem eliminados sem a pré-analise dos valores a serem utilizados para este projeto, preocupando-se somente com a execução. |
| c) | A formação da agenda busca os problemas sem verificar a real necessidade da execução deste projeto, buscando somente realizar mais um trabalho na sociedade. |
| d) | A formação de agenda busca a utilização do dinheiro público sem antes buscar a palavra da população e de verificar se há dinheiro nos cofres para tal realização do projeto. |
| 3. | Os artigos 43 a 57 tratam da Educação Superior e da estrutura e finalidades que esta promove com os estudantes que os procuram. Diversas são as finalidades da Educação Superior elencadas no artigo 43. Quais são essas finalidades? |
| a) | Estimular a manutenção dos problemas sociais e vincular seus estudos à sua individualidade e não ao coletivo; promover o homem egocêntrico. |
| b) | Estimular o educando a não frequentar o Ensino Superior, formar diplomados sem capacidade para o setor profissional, desenvolver o espírito esportivo. |
| c) | Desconsiderar a ajuda e a troca de conhecimento ao outro; distanciamento entre universidade e população, visando à hierarquia existente. |
d) | Incentivar o trabalho de pesquisa e extensão; formar profissionais aptos ao campo do trabalho; comunicar o saber através do ensino, de publicações ao mundo acadêmico. |
| 4. | Os jovens que terminam o Ensino Médio buscam em sua maioria uma preparação para continuar seus estudos nas universidades, dando continuidade à sua formação profissional. Para isso, o educando ao final do ano passa por uma avaliação nacional denominada ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Qual o objetivo desse exame? |
a) | Avaliar o desempenho do educando ao final da escolaridade básica. |
| b) | Observar o trabalho desenvolvido pelos professores durante esses três anos de estudo. |
| c) | Classificar os educandos ao final do Ensino Médio, observando as cotas. |
| d) | Identificar as dificuldades encontradas pelo educando no Ensino Médio. |
| 5. | A estrutura organizacional de uma escola com gestão participativa se dá através de vários segmentos. Frente a isso, cada um possui sua função, a qual deve ser realizada com ética para que obtenhamos os objetivos previstos junto ao processo de ensino e aprendizagem. Sobre os segmentos que compõem a gestão escolar, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Conselho de escola. II- Direção. III- Setor pedagógico. IV- Setor administrativo. V- Corpo docente e discente. ( ) Coordena, organiza e gerencia todas as atividades da escola, atendendo às leis, aos regulamentos e às determinações dos órgãos superiores. ( ) Responde pelos meios de trabalho que asseguram o atendimento dos objetivos e das funções da escola, respondendo, também, pelos serviços auxiliares e setor multimeios. ( ) Tem atribuições consultivas, deliberativas e fiscais em questões definidas na legislação estadual ou municipal e no regimento escolar. Estas questões envolvem aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros. ( ) Compreende as atividades de coordenação pedagógica e orientação educacional. As funções dos especialistas na área variam conforme a legislação estadual, municipal e, em alguns lugares, as funções são unificadas. ( ) É o conjunto de professores em exercício na escola, cuja função básica consiste em contribuir para o objetivo prioritário da instituição, o processo ensino-aprendizagem; tendo como a menina dos olhos os alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
a) | II - IV - I - III - V. |
| b) | I - III - IV - II - V. |
| c) | V - I - III - IV - II. |
| d) | IV - II - I - V - III. |
| 6. | Todas as escolas possuem igualmente uma estrutura organizacional que nos auxilia no desenvolvimento e na manutenção da estrutura escolar e pedagógica. Para que isso ocorra, são necessários vários atores essenciais para a sua manutenção. Quais são esses atores? |
| a) | Padres, missionários, engenheiros, pintores, esteticistas, ajudante de serviços gerais. |
| b) | Marceneiros, políticos, costureiras, zeladores, prefeito, motoristas, transporte. |
| c) | Fiscais de obra, empresários, médicos, jardineiros, pais, pedreiros, advogados. |
d) | Direção da escola, coordenação pedagógica, professores, alunos, colaboradores. |
| 7. | Quando tratamos da gestão escolar, encontramos vários elementos e atores que são determinantes para que a instituição escolar venha a manter sua função e alcançar seus objetivos educacionais. Quais são esses atores de gestão? |
| a) | Funcionários autônomos. |
| b) | Pais, professores e empresários. |
| c) | Colaboradores, alunos e motoristas. |
d) | Corpo docente, discente e pais. |
| 8. | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação passou por várias construções até chegar no documento que possuímos. Até o momento foram três reformas, sendo que muitas foram as idas e vindas deste documento nos vários setores governamentais, pois, para chegar à leitura que possuímos hoje, diversos segmentos sentiram a necessidade de saber como e qual leitura deveria ser realizada sobre a LDB. Com isso, podemos determinar que a LDB está constituída em três grandes blocos. Sobre os pontos elencados na LDB, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O direito à educação e o dever de educar, financiamento da educação, formação do professor, gestão democrática da escola. ( ) Uma educação escolar com austeridade, baixa oferta de matrículas, pouca formação continuada e estrutura física. ( ) Elaboração de saberes formais e não formais no currículo, educação escolar voltada à diversidade e multiculturalidade. ( ) Oferta de educação escolar em regime fechado, manutenção dos cursos para professores de maneira tradicional. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | V - V - F - V. |
| b) | F - F - V - F. |
c) | V - F - V - F. |
| d) | F - V - F - V. |
| 9. | O Brasil assinou um documento na Tailândia que determinava alguns objetivos e os trouxe na mala com a responsabilidade que colocá-los em práticas. Este documento foi assinado por todos os países que se fizeram presentes e que fazem parte da organização - Banco Mundial. Frente a isso, o Brasil retirou deste documento orientações para a elaboração de um plano. Sobre este plano, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Plano Nacional de Educação Para Todos. ( ) Plano Decenal de Educação Para Todos. ( ) Plano Anual de Educação Para Todos. ( ) Plano Curricular de Educação Para Todos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: |
| a) | V - V - F - V. |
b) | F - V - F - F. |
| c) | V - F - F - V. |
| d) | F - F - V - F. |
| 10. | Nas políticas públicas encontramos diversas etapas e dentre elas está a formulação de políticas. Esta formulação necessita de alguns caminhos que determinam a eficiência do projeto ou ação. Para que serve a formulação de políticas? |
a) | Para apresentar possíveis soluções ou alternativas, selecionando-as. |
| b) | Para selecionar o que não é prioridade para a população. |
| c) | Para criar embates desnecessários e assim não realizar o projeto. |
| d) | Para maquiar os projetos e ações desviando dinheiro público. |
| 11. | (ENADE, 2014) A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Uma das alterações tornou obrigatória a Educação Básica para a população com idade entre 4 e 17 anos de idade. Essa alteração decorre da Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009, a qual garante que a medida deverá ser implantada progressivamente até 2016. Diante disso, são necessárias ações, no interior da escola, que levem os profissionais à compreensão mais aprofundada do teor desses dispositivos legais, de modo que a implementação dessa política esteja articulada à melhoria da qualidade da educação pública. Com relação às novas demandas da Educação Básica, avalie as afirmações a seguir: I. A Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade compreende as etapas de pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum e parte diversificada. II. A Educação Básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A Educação Infantil de 4 a 5 anos de idade é obrigatória para o acesso ao Ensino Fundamental. III. A Educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos de idade, contemplando os aspectos físico, psicológico, intelectual e social. IV. É dever dos pais efetivar, na escola, a matrícula da criança com 4 anos de idade,cabendo à escola realizar o acompanhamento e o registro do desenvolvimento das crianças. É correto o que se afirma em: |
a) | II e III, apenas. |
| b) | II e IV, apenas. |
| c) | I,III e IV, apenas. |
| d) | I, apenas. |
| 12. | (ENADE, 2011) "[...] garimpar o que de bom já temos em nossas práticas anteriores, e que ainda são significativas para as necessidades de hoje. Valorizo esse método porque [...] fazer educação não é como fazer um prédio". FONTE: PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002. p. 60. Que concepção corresponde ao que defende Pimenta nesse fragmento de texto? |
| a) | Na inovação da prática pedagógica, não há espaço para o tradicional. |
| b) | Valorizar o cotidiano já vivido pelo aluno é repetir erros de práticas anteriores. |
c) | Inovar é avançar, considerando o que deve ser preservado no contexto do processo educativo. |
| d) | Em educação, a transformação tem efetivo resultado, quando se abandona o estabelecido no cotidiano escolar. |

a)
c)
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