Pular para o conteúdo principal

Avaliação Final (Discursiva) - Educação Contemporânea - Uniasselvi


1. No artigo 211 da Constituição Federal, encontramos entre a União, os Estados, os Municípios e Distrito Federal uma organização em que ocorre o regime de colaboração. Dessa maneira, o sistema de ensino possui sua estrutura e a oferta de ensino. Nesse sentido, possuímos nas figuras da União, Estados e Municípios, dentro de seus sistemas, a oferta e a responsabilidade, dando assim o conhecimento e orientação para cada etapa do ensino. Disserte sobre as ofertas e responsabilidades de cada ente federado e como cada ciclo se caracteriza. 

FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20maio 2020.

Resposta Esperada:
Possuímos no sistema nacional de educação três ciclos de ensino que são: Educação Infantil, que vai de 0 a três anos de idade, sendo de responsabilidade do município, com a obrigatoriedade instituída a partir dos quatro a cinco anos de idade. O Ensino Fundamental ficaso responsabilidade em parte pelo município, com ajuda do estado, e com a implementação de nove anos. Aos pais fica a responsabilidade de realizar as matrículas de seus filhos. Já o Ensino Médio fica sob responsabilidade dos estados, os quais discutem a integralização do ensino, objetivando o conhecimento técnico-profissionalizante.

2. Na construção de um projeto Pedagógico, nos deparamos com as diversas dificuldades que cada escola possui para a sua construção e para o alcance de suas metas apresentadas através de seus objetivos. Disserte sobre os fatores facilitadores e dificultadores para o Projeto Pedagógico, contemplando desde a concepção até a implementação.


Resposta Esperada:
No desenvolvimento de um Projeto Pedagógico existe a necessidade de mudança de postura, saindo da ideia sistematizada para um olhar dinâmico em que haja o comprometimento de todos na formulação deste projeto. O projeto deverá estar aberto à comunidade e aos interesses referentes à realidade e objetivos almejados por todos. No entanto, neste percurso, encontramos dificuldades que devem ser superadas. Os obstáculos a serem superados podem ser quanto à visão burocrática na escola, que tem como foco a rotina sem repensar a prática, e a falta de engajamento da comunidade na participação das ações, como a falta de clareza por parte da direção da escola no exercício dos conceitos democráticos. Cabe ressaltar que afacilidade da construção do Projeto Pedagógico se dá a partir da consciência crítica, da participação dos grupos externos e internos da escola, tendo as esferas governamentais apoiando o processo, através de um trabalho autônomo, responsável e criativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comparativo entre Uniasselvi e Uninter. Qual a melhor?

Tanto a Uniasselvi quanto a Uninter são instituições de ensino a distância reconhecidas no Brasil, oferecendo uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão. No entanto, existem algumas diferenças entre elas que podem ajudar na comparação: 1. Reconhecimento e credenciamento:   Ambas as instituições são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem credenciamento para oferecer cursos de graduação e pós-graduação. É importante verificar se os cursos específicos que você está interessado possuem autorização e reconhecimento do MEC. 2. Estrutura e oferta de cursos:  A Uniasselvi é conhecida por sua estrutura de polos presenciais, que oferecem suporte aos estudantes e permitem a realização de atividades práticas. A Uninter também possui polos presenciais, mas a oferta de cursos online é mais abrangente. 3. Metodologia de ensino:  Ambas as instituições utilizam uma abordagem de ensino a distância, com materiais didáticos disponibilizados online,...

Avaliação Final (Objetiva) - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. "O conceito de Desenvolvimento Organizacional - DO - está relacionado com os conceitos de mudança adaptativa da organização, à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional" (CHIAVENATO, 2011, p. 345). Sobre o DO, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) O desenvolvimento organizacional é um esforço conjunto sempre apoiado pela alta direção. (    ) O surgimento dessa abordagem está vinculado às necessidades constantes e às contínuas mudanças que as organizações passam. (    ) Visa melhorar os processos de resolução de problemas organizacionais, sempre utilizando o método mais eficaz e colaborativo com relação à administração geral e à cultura organizacional. (    ) As mudanças organizacionais podem provocar o real efeito sobre as pessoas, conforme é esperado, sem ocasionar resistência em sua implementação. Assinale a...

Avaliação 2 - Fundamentos e Teoria Organizacional - Uniasselvi

1. A Teoria das Relações Humanas abriu espaço para a discussão, dentre outros temas, a respeito da liderança e da motivação relacionadas ao trabalho. Nesse contexto, é possível, por exemplo, destacarmos os estilos de lideranças: autocrática, democrática e liberal. Sobre cada um desses objetivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) No estilo de liderança autocrática, as tarefas são escolhidas pelos grupos. (    ) No estilo de liderança democrática, há uma discussão grupal a respeito das metas e providências a serem assumidas. (    ) No estilo de liderança liberal, o líder determina a tarefa a ser executada por cada membro. (    ) No estilo de liderança autocrática, o líder é quem determina a tarefa que cada um deverá executar. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:  a) F - V - F - V.  b) V - V - F - V.  c) V - F - V - F.  d) ...